SEJA GENEROSO COM VOCÊ MESMO

Desde pequeno eu ouvi que deveria ser bom em tudo… E o pior é que eu acreditei! 

Tenha notas boas feito fulano, mas não seja tão sedentário quanto ele. Vai ter apresentação do coral? Mas você é solista, né? Quem nadou mais rápido na natação hoje?

Uma mãe exigente

De todas as coisas que nos fazem mal, uma das piores é a gente perder a compaixão por nós mesmos. Se alguém te disse que você é feio ou incapaz, se as pessoas não acreditam na sua visão, ou se te agridem de alguma forma, a última instância de proteção e aconchego é a sua própria consciência e amor próprio.

Quando nos sentimos acuados e nos voltamos para dentro, precisamos ser acolhidos, e não julgados com a mesma espada que nos entocou. Nós conhecemos nossa própria história como ninguém! Sabemos o quanto queremos ser melhores e como lutamos para isso. 

A gente até consegue lidar com alguns desafetos, mas o nosso próprio é complicado.

Um jeito que aprendi de pegar mais leve comigo mesmo foi estudando melhor os meus mestres e “ídolos”. Sempre procurei descobrir um humano em cada personagem para poder admirar de coração sem me julgar por não ter atingido aquele patamar.  Um peixe que passa a vida toda tentando aprender a voar olhando as gaivotas nunca vai expressar o exime nadador que mora em si.

Não sou bonito nem feio. Não sou absurdamente inteligente e nem me falta condições para o pensamento concreto ou abstrato. O que eu tenho é a medida certa para seguir fazendo a diferença para algumas pessoas e para mim mesmo. Como diria Soc, no filme “peaceful warrior”: “Não há propósito maior do que servir”.

Para vocês eu desejo a liberdade das formas prontas e a beleza única de sua própria virtude. Se a gente para de tentar entrar na forma do outro, a gente ganha tempo de descobrir, contemplar e desenvolver nossos próprios poderes

Que a vida nos liberte dos moldes e que nosso ser interno seja nossa melhor companhia em tempos de hostilidade, porque quem ama a si mesmo descobre uma fonte inesgotável de energia.

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑