Mediação do Aprendizado na Pandemia

Fui convidado pela Manuvilhosa ( @manubezzerraedu ) para gravar um podcast que na verdade foi uma conversa deliciosa. Dois educadores apaixonados enxergando o lado bom desse momento em que nosso planeta está de cabeça para baixo.
Para os educadores, ferramentas e ideias. Para os “não-educadores” (se é que existe alguém no mundo que não o seja, de certa forma) um pouco de esperança.

ROMPIMENTO

Começamos com as palavras duras de Pedro Demo que já nos anos 1930 chamava a atenção para o perigo de reduzir a educação às importantes porém incompletas aulas expositivas.


DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

Depois, com a ajuda de Vygotsky, lembramos da importância da personalização do ensino de acordo com o que o estudante está pronto para absorver, adquirir ou aprender.


CURRÍCULO

Utilizando um estudo premiado feito por mim e @ipontelo, mostramos que é possível enxugar o currículo e fazer mudanças profundas no processo de avaliação de forma simples.


NEUROCIÊNCIA

Com a ajuda de Cosenza em sua literatura sobre neurociência na educação a gente explica a importância técnica da empatia.
Para deixar tudo mais lindo e profundo Manu trouxe Tosk e seu conceito de dupla mediação e Moran com a teoria da complexidade.

Se você acha que é um podcast técnico e chato, te desafio a ouvir e voltar aqui nos comentários para dizer o que achou.

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑